:: APRESENTAÇÃO
 
»Uma das mais importantes características da Web 2.0 é a possibilidade de colaboração. Nesses sentido simaocc on-line com o projecto webcom lançam o blog livros para que todos possam colaborar e ter em cada blog as referências aos mais importantes livros que vão sendo lançados. »»Sintam-se à vontade para colaborar e para copiar o código e colocar no vosso blog.««
  :: ÚLTIMOS LIVROS
»"Ecrãs em Mudança", novo livro de J. Carlos Abrantes
»A Sociedade Optimizada pelos Media
»As Relações Públicas na Responsabilidade Social da...
 
  :: ARQUIVOS
  » maio 2006
» junho 2006
 
  :: FERRAMENTAS

» RSS
» PODCAST

 

» Se quer ter esta lista de livros copie este código e cole-o no seu blog.


on-line | visitantes

  :: E-MAIL
 
 

terça-feira, junho 06, 2006

A TV do futebol




Felisbela Lopes e Sara Pereira, duas investigadoras do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, são as coordenadoras do livro "A TV do Futebol", que a Campo das Letras acaba de lançar no mercado.
Este trabalho tem dois aspectos que o singularizam: junta um vasto conjunto de académicos e profissionais (entre estes últimos estão os editores de desporto dos três canais televisivos generalistas e o daquele que tem o exclusivo das transmissões) e, por outro lado, procura interrogar-se sobre o modo como, a partir do fenómeno do futebol, se pode desenvolver a educação para os media.


Fica aqui o Índice do livro:

Introdução
Quando a bola pára e pensa o futebol (Felisbela Lopes e Sara Pereira)
B.I. Mundial (Rui Cerqueira)

I Parte: O planeamento da cobertura do Mundial 2006 nos canais de TV


  • Sport TV: O canal com a exclusividade das transmissões televisivas em Portugal (Miguel Prates)
  • SIC: O espectáculo global do futebol (António Cancela)
  • RTP: "A cobertura do Mundial não é apenas uma sucessão de transmissões de jogos" (João Pedro Mendonça)
  • TVI: Um jogo desequilibrado à partida (Luís Sobral)

II Parte - Olhares dos jornalistas sobre o futebol e o jornalismo desportivo

  • Entre a paixão e o rigor (Carlos Daniel)
  • Futebol: a emoção, a razão e a especialização ( David Borges)
  • O espectáculo desportivo em televisão: "treinar" as emoções no "jogo" da informação (Manuel Fernandes Silva)
  • O canto solitário de um relato de futebol (Paulo Garcia)
  • O futebol da televisão: um produto ao serviço das audiências e da publicidade? (Luís Sobral)
  • O futebol não transforma um canal em líder de audiência (Miguel Prates)

III Parte: Perspectivas académicas sobre o futebol na TV

  • A informação desportiva emitida na TV dirige-se aos sentidos ou ao pensamento? (Felisbela Lopes)
  • O desporto da TV ou a TV do Desporto? (José Viseu)
  • Uma Economia do Olhar: notas para uma história do futebol na era da TV (José Neves)
  • O telepatriotismo durante o Euro 2004 ( Eduardo Cintra Torres)

IV Parte: O futebol e a educação para os media

  • Educar para os media a pretexto do Mundial de Futebol (Sara Pereira)
  • Aproveitar o Mundial para conhecer os\nmedia (Eduardo Jorge Madureira).

    FONTE: Jornalismo e Comunicação


« voltar |


« voltar
« voltar
 
   
» template by João Simão | simaocc on-line ©
simaocc on-line Blogger